A única maneira de conhecer a intensidade é experimentando

Intensidade é fazer mais e mais rápido. Cientificamente falando, ela é definida como:

Potência = Força x Distância / Tempo

O Wod “Fran”, por exemplo, é um treino que a maioria de nós deveria terminar em 7 minutos ou menos. Esse treino consiste em 21-15- 9 repetições de thrusters e pull ups. Dar metas para as pessoas ajuda muito.

“Intensidade é estar confortável com o desconfortável”, diz Chris Spealler, 7x atleta do CrossFit Games e dono de um box. Esse desconforto é fazer mais 5 repetições quando tudo o que você quer é parar.

Traduzindo de forma crua, a ideia é fazer mais em menos tempo – não mais em mais tempo. Explicando através de um cenário de CrossFit, se você levar 10 minutos para fazer um “Fran” e depois começar um outro treino porque “10 minutos não foram o suficiente”, você não performou “Fran” com intensidade. Pois se você tivesse, você ainda estaria no chão deitado. Assim, você não terá os benefícios da alta intensidade.

No dia a dia, a ideia é adaptar para que a turma toda esteja na mesma página, especialmente em relação ao tempo nos wods. Nesse caso treinadores capacitados fazem muita diferença. Essa é uma das artes de dar aula para grupos. Você deve adaptar a intensidade relativa ao condicionamento de cada membro.

Spealler alerta que intensidade não é simplesmente dizer ao atleta: “Vá o mais rápido possível!” Você deve explicar onde acelerar e onde poupar energia, como dissemos antes, dar metas para cada exercício é muito importante. Nesse caso conhecer seus alunos é imprescindível. 

Intensidade é relativa a cada um. E não devemos “botar no vermelho” todos os dias. Escute seu corpo, descanse quando necessário, pegue leve quando sentir que deve e ataque o limite sempre que sentir possível. Lembre-se que o treinamento é um processo. Se divirta!

*Texto adaptado do CrossFit Journal – 24 de Julho de 2016