Escrito por MDV (Chief Fitness Officer of NC Fit)

Bom, acho que devo começar essa introdução como todos os textos dos últimos 10 meses… Estamos passando por tempos difíceis e confusos. Com certeza todo mundo escutou ou leu isso em algum contexto nesses últimos meses. Mas falando sério, 2020 está sendo louco. Não importa quantas vezes nós escutamos os termos “desafio e confusão” – é verdade. Para donos de academias, treinadores e alunos eu tenho certeza que estão sendo tempos bem diferentes. Então eu espero, do fundo do meu coração que todos estejam bem nesses tempos desafiadores e confusos.
Sabe o que mais pode ser confuso? Fitness. Mas ele precisa ser? Ou nós que acabamos complicando mais do que o necessário? Vamos relaxar e tentar manter as coisas mais simples. Porque não importa quem você é ou o que você faz, acreditamos que existem algumas regras simples que podem guiar sua jornada fitness. E não precisa ser complicado. Complicar as coisas pode até nos fazer sentir inteligentes. Mas isso é só nosso ego. Pronto, falei… O simples pode até não ser sexy. Mas é melhor acreditar que ele é poderoso e efetivo.
Acabamos criando essas “regras” quando estava tentando responder a velha pergunta que todos fazem: O que eu preciso fazer? Eu não me impressiono quando alguém começa a resposta com vários jargões técnicos como o ciclo de Krebs, ATP, limiar aeróbico, variação do batimento cardíaco e etc. Não estamos falando que isso não importa. Mas talvez não seja relevante para a maioria. Treinadores tem que ter todo esse conhecimento. Mas mais importante que saber, é colocar em prática por meio da programação e estímulo e saber analisar todos esses resultados. O que acontece no meio não é o mais importante. O que realmente importa é seu aluno ou atleta entrar e sair feliz do treino.
Então o que queremos dizer com isso tudo? Devemos nos tornar experts em ajudar nossos clientes a navegar na sua jornada fitness. Nós precisamos falar com nossos atletas de uma forma que eles entendam e consigam aplicar nossas dicas. Nós devemos sentir-nos confiantes em usar palavras simples para que todos possam entender a mensagem. Fale a verdade com seus clientes e os faça entender que o Fitness pode ser simples e divertido. E seja honesto. Simples não quer dizer fácil. O sucesso depende da sua consistência e regularidade.
Então, o que eu devo fazer? Vamos ver essas 10 regras para ajudá-los.

1 Mexa-se constantemente. Mexa-se bem

Não existe princípio melhor que esse. Nós acreditamos que isso é a base de qualquer jornada fitness. Movimentos humanos de qualidade. Nós recomendamos que você se mexa de 15 a 30 minutos por dia. Algumas vezes por semana tente ir um pouco além. Não importa se você está se mexendo devagar ou rápido, com pesos leves ou pesados, movimentos complexos ou simples. Você deve procurar se movimentar sempre.

2 Divirta-se!

Qualquer coisa que você fizer, faça com um sorriso no rosto. O fitness sempre deve ter um elemento de diversão. Mesmo quando a coisa fica um pouco mais difícil. Claro que alguns dias serão mais difíceis que outros, mas nós devemos aprender a curtir os momentos difíceis também. Treine seu corpo e mente para receber a adversidade com braços abertos. E olhe para cada obstáculo à sua frente como uma forma de se divertir. Sorria!

3 Trabalhe duro

Trabalho duro é a melhor forma de garantir os resultados que você deseja. Não importa se você quer ficar magro, forte ou mais rápido… Trabalho duro é o melhor caminho para o sucesso. Nós recomendamos que você dê 110% nos wods, 3 a 5 vezes por semana. A ideia é tentar manter um ritmo que seja desafiador, mas que esteja dentro do seu limite fisiológico e psicológico. Não exagere!

4 Descanse quando precisar

Todo mundo tem uma necessidade diferente em relação ao descanso. Nós recomendamos que você descanse quando sentir que precisa. Seja um descanso mental ou físico. Alguns dias a única coisa que você precisa é relaxar, e isso é ok. Outros dias você talvez precise de um descanso ativo, como uma caminhada, yoga, natação… Adoramos isso também. No final das contas você precisa conhecer e escutar seu corpo e descansar ou fazer um descanso ativo quando ele precisar.

5 Você é único

Sua jornada fitness é SUA jornada fitness. Não é de mais ninguém, e não é uma competição com ninguém. A única pessoa que você precisa se preocupar é com você mesmo.

6 Aqueça bem

Antes de começar qualquer treinamento (em particular treinos mais intensos) você deve aquecer-se bem. Mexa-se por pelo menos 5 minutos e tente dar uma suada. Tente replicar os movimentos que você fará no treino sem nenhum peso e sinta a amplitude do movimento. No final do aquecimento você deve estar se sentindo pronto para atacar o treino.

7 Recupere bem

Depois que o seu treino acaba é importante tirar um tempo para voltar a calma. Essa recuperação pode ter diferentes formas – uma caminhada lenta, respirar com intenção ou algum tipo de alongamento de forma fluida. O principal objetivo dessa recuperação é voltar ao estado que você estava antes de treinar. Com respiração e batimentos cardíacos dentro do controle.

8 Saia da academia

Sua jornada fitness deve incluir algum tempo interagindo com a natureza. Melhore seu fitness conhecendo lugares novos, explorando trilhas ou fazendo qualquer atividade ao ar livre. Dias de sol são ótimos para se passar ao ar livre, mas não se esqueça de brincar na chuva de vez em quando.

9 Brinque

Falando sobre brincadeiras… elas não devem ser só para crianças. Tente, sempre que possível, adicionar brincadeiras para tornar sua rotina fitness mais divertida. Isso torna o cotidiano mais leve e tira um pouco do stress que o fitness pode causar. Você deve se expor e tentar praticar diferentes esportes ou mesmo aprender novas habilidades. É okay trocar um dia de treino por um jogo de bola ou para conhecer um esporte novo.

10 Não exagere

Talvez a regra de todas as regras. Leve seu fitness a sério e trabalhe duro, mas não fique bitolado com isso. Não deixe que ele tome conta da sua vida. Fitness pode e deve ser uma parte da sua vida, mas crie limites para você mesmo. Existe uma diferença entre compromisso e lifestyle vs. Obsessão e compulsão. Fique do lado do lifestyle. O fitness deve ser uma expressão de quem você é… ele não te define em todos os aspectos da sua vida.