O CrossFit possui uma gama imensa de exercícios. Usamos como base três modalidades de exercícios, que possuem características distintas em seu treinamento e execução.

Não é incomum ouvirmos ou lermos pessoas dizendo que o CrossFit é uma atividade física muito perigosa. Até profissionais da saúde.

Ao ver pela primeira vez um treino, pode-se ter a impressão de que é algo além do limite. Mas o que não dá para notar é o que acontece nas entrelinhas, que é a parte mais importante. 

Como qualquer atividade física, o recomendado é sempre estar orientado por um profissional competente. Essa parte, por si só, já elimina grande parte dos riscos. A outra parte é a sua atitude em relação a isso. Afinal devemos ser capazes de escutar e executar o que o treinador pede, dando um feedback constante para uma sintonia perfeita.

Mas será que o Crossfit é tão mais perigoso que outros esportes? 

Ex aluno da KOR e amigo de longa data, o prof. Dr. Ramires Tibana, realizou diversos estudos relacionados à modalidade. E de acordo com suas publicações, o número de lesões nesse esporte é menor do que no futebol, no judô e até na corrida de rua.

Em seus estudos, o método para análise é a taxa de incidência de lesão por hora de prática. No CrossFit, segundo Tibana, a cada mil horas, a probabilidade é de que ocorram, em média, 3 lesões. No futebol esse número pode saltar para 10, 12 lesões no mesmo intervalo. No judô,  esse número pula para 16. 

Nestes estudos também conseguimos observar que indivíduos mais bem condicionados tinham uma alteração menor no movimento. Isso reforça a importância de se evitar que um aluno iniciante, sem tanta técnica do movimento, treine em estado de fadiga, com cargas elevadas, o que aumentaria a  propensão de se lesionar.

Não se deve começar do zero e achar que é possível realizar movimentos complexos em estado de fadiga com cargas elevadas. Aqui entra a parte, já citada, de escutar seu treinador. É necessário ter humildade e lembrar que todo mundo já foi iniciante um dia.

E isso vale para qualquer modalidade. Por exemplo, alguém que se propõe a se tornar um corredor, se não tiver nenhum controle de técnica de corrida, volume de treino e intensidade, também ficará mais suscetível a sofrer determinadas lesões.

Vislumbre o longo prazo. Ele, aliado à constância, te torna imbatível. Comece devagar e crie uma boa base para evoluir passo a passo. Dessa forma, além de minimizar a possibilidade de lesões, o céu é o limite!

Clique aqui e agende uma aula experimental com o 1º Box de CrossFit do Centro-Oeste! Venha conhecer o CrossFit praticado com responsabilidade, com quem já tem muita experiência no ramo