Está chegando a época do Open novamente e muitos praticantes de CrossFit ainda não sabem o que é, então vamos explicar: o Open é uma das vias de entrada para o CrossFit Games que é a maior competição de CrossFit da atualidade. Qualquer um tem uma chance de se qualificar e participar desse grande evento esportivo. Qualquer um. Até você!

Como funciona: Você se cadastra no site do CrossFit Games (games.crossfit.com) e paga uma taxa para eles. A partir daí eles irão publicar 1 workout por semana por 5 semanas e você irá realizá-lo em seu afiliado (box de crossfit) com um árbitro para validar sua pontuação. Você pode refazer o workout quantas vezes quiser, caso queira melhorar seu tempo/reps. Aí é só inserir o seu resultado no site oficial e ir acompanhando. Ao final de 5 semanas, saem os vencedores. Os resultados são todos públicos.

Porém, o caminho é um pouco mais complicado do que isso. Existem 4 maneiras de ir para o Games:

  1. sendo o melhor do seu país no Open. 
  2. Terminar entre os 20 primeiros homens ou mulheres no mundo no Open.
  3. Ganhar um dos eventos sancionados pela CrossFit em qualquer lugar do mundo (15 em 2019.
  4. Ganhar um convite especial da CrossFit

Como você deve ter percebido, o caminho não é fácil, ainda mais considerando que o Open de 2019 tiveram 195.600 pessoas incritas. 

Então por que tantas pessoas participam e por que você também deve participar se suas chances são tão baixas (ou não)? Posso te dar algumas razões, na verdade 10. Vamos lá?

  1. DESCUBRA SUAS FRAQUEZAS:
    Umas das coisas que o CrossFit faz conosco é apontar as nossas fraquezas. Como todos temos que fazer todos os workouts, não temos opção. Muitas das vezes nós acabamos escolhendo treinos que nos beneficiem ou que gostamos. O Open não deixa isso acontecer. Lembre-se de quantas fraquezas ou dificuldades você tinha quando começou e o quanto a vontade de aprender fez você progredir.
  2. SURPREENDA-SE:
    Sair da sua zona de conforto é difícil. Nós humanos tendemos a procurar o equilíbrio e segurança do ‘conhecido’. O Open nos dá a oportunidade de nos testar com os melhores do mundo e também com pessoas do nosso box. O ambiente do Open faz com que as pessoas se superem. Muitas pessoas fizeram o primeiro muscle-up no Open. Muitas fizeram o primeiro double under. Você nunca sabe o que pode acontecer.
  3. QUALQUER UM PODE PARTICIPAR:
    É verdade! Você pode não saber realizar algum movimento, mas sempre existe algum tipo de adaptação que você pode fazer. Apesar de só existirem 2 separações no Open (Scaled e Rx’d), nada impede que seu coach faça uma adaptação somente para você.
  4. É MUITO DIVERTIDO:
    O Open é divertido. Ponto final. O clima de ter um monte de desconhecidos torcendo por você, a camaradagem entre as pessoas, a superação, a confraternização pós-WOD, tudo isso é muito legal. Não tem porque não participar.

E aí? Vamos participar?